terça-feira, 19 de maio de 2015

UM PAPA HEREGE ...QUE ABSURDO!

                                    O PAPA HEREGE!

Eu já ouvi muitos absurdos proferidos por supostos fiéis, que se diziam católicos, referindo-se a padres ou bispos, mas nenhum tão grosseiro é inadequado como ultimamente vi sair da boca de jovens engajados em movimentos de igreja, armados em Arautos da Fé que chamam o Papa Francisco de HEREGE por causa de alguns pronunciamentos seus referentes à FAMÍLIA. Que conhecimento e que autoridade têm esses jovens para julgar o Papa Francisco? É muita pretensão!
Que dogma de fé relativo à família o Papa Francisco atropelou?
Não sabem quem, mas ouviram falar que tem cardeais que não concordam com o Papa... e outros que até que deixam escapar que o Papa Francisco, na tentativa de se tornar popular, incorre em várias heresias. Será que é quando diz que "mãe é mãe"? Será que é quando afirma que tem casamentos feitos na igreja católica que não foram abençoados por Deus?
Ora o Papa, ouvindo o clamor de milhões de membros de famílias, que se encontram em situação ilegal perante a igreja, convocou o Sínodo das Famílias para que os Bispos o ajudassem a, pelo menos, levar uma palavra de conforto a essa gente que sofre...e muito, sem que a culpa tenha sido toda deles! Eles precisam das portas dos tribunais abertas para resolver os problemas legais, eles precisam das portas do coração da igreja abertas para compreender os seus erros.
Não é isso que está acontecendo. Há ataques frontais ao Papa Francisco com a desculpa de defenderem os "dogmas da Igreja"... quando não passam de defender os seus "dogmas pessoais".
- Que dogmas de há referentes à família?
- Quais os dogmas que o Papa Francisco fere ou quer modificar?
Dogma de fé nenhum!
Mas a maneira como certas igrejas locais tratam os membros das famílias, que não tiveram sua origem na forma canônica do casamento, atinge as raias do absurdo. Fogem até aos princípios básicos da sobrevivência humanar e às orientações deixadas pelo próprio Cristo: amai-vos uns aos outros como eu vos amei! O Papa Francisco ameniza com o seu "mãe é mãe", não sejam "fiscais de alfândega", lembrem-se que o Pai nos deu de presente seu Filho Jesus e este se dá  de presente a cada um de nós na "Comunhão".
Um Papa herege? Campo fértil para os evangélicos encherem os seus celeiros!

Recordemos a famosa tese do "Papa Herege" que nos vem desde GRACIANO (D. XL. c.6, col. 146):
- "A  nemine iudicandus, nisi deprehendatur a fide devius"', isto é, por nada se julgará um Papa, a não ser que se tenha desviado da fé".
Há que perguntar a quem ataca o Papa:
- O Papa Francisco incorreu em alguma heresia?!
- Em que se desviou o Papa Francisco da fé da Igreja?
Note-se bem, estamos falando da "fé da Igreja" e não da fé de quem ataca o Papa Francisco!
Cada jovem, cada fiel, cada padre, cada bispo, cada cardeal, como é que querem o Papa? Querem um Papa a seu jeito, à sua maneira de ser ou pensar?
Impossível. Nem Jesus Cristo agradou a todo o mundo! E quem mais mal falou de Jesus foram os sacerdotes, os escribas e os fariseus!

Ora, se a questão, que tanto parece preocupar alguns purpurados, são problemas teológicos relativos à família, temos o dever de lhes aconselhar: estudem ...estudem a fundo o "valor dogmático" desses enunciados doutrinais referentes à família, que tanto os enervam, assim como a alguns teólogos. Se o fizerem com a devida competência, honradez e sinceridade, irão encontrar-se com nada mais que isto:
- NÃO HÁ NA IGREJA NEM UMA SÓ AFIRMAÇÃO  DOUTRINAL SOBRE A FAMÍLIA QUE SEJA DOGMA DE FÉ!